28 setembro, 2012

Ins-pirações Latinoamericanas - Pedro Juan Gutiérrez



Trechos de algumas obras de respeito

"Continuei assobiando a marcha do rio Kwait e lembrando que não tenho nada de comer em casa. Restam-me sete pesos. Passou um sujeito vendendo pizza. Comprei uma. Quer dizer, se um italiano visse essa pizza, caía de costas. Ruim, fria e dura feito pé de morto. Engoli. Me sobraram dois pesos no bolso. "Deus proverá", dizia uma das minhas sogras, quanto eu tinha sogras. Bom. Vamos confiar. Amanhã é outro dia e vou pensar em alguma coisa.
              
  Definitivamente, é assim que se vive: aos pedacinhos, empatando cada pedacinho, cada hora, cada dia, cada etapa, empatando como um quebra-cabeça.
                Não gosto de falar das etapas da minha vida porque a dor se remexe. Mas assim é. Vive-se em capítulos. E é preciso aceitar. Muita gente à minha volta andou injetando rancor e ódio no meu coração. O final era previsível: ingressar no caos, seguir para baixo e não parar até o inferno. Quando estivesse assando no azeite e no enxofre em chamas, não haveria mais remédio.
                Já estava seco e fedendo a gases sulfúricos quando consegui deter a queda. E comecei a recuperar algo do melhor. Me custou esforço. Nunca voltei a ser o mesmo. Por sorte a vida é irreversível. E, sobretudo, não continuei rondando até o inferno. Provas que a vida nos impõe. Se não se sabe, ou não se consegue superá-las, aí se tomba. E talvez não tenha tempo nem para se despedir."

Trecho da obra Trilogia Suja de Havana do Pedro Juan Gutiérrez


20 setembro, 2012

Uchpa (Peru)

Una Dosis Latinoamericana - Uchpa

A banda Uchpa conquistou notoriedade cantando em Quichua, uma importante família de línguas indígena da América do Sul, ainda hoje falada por cerca de dez milhões de pessoas de diversos grupos étnicos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru ao longo dos Andes.
Possui vários dialetos inteligíveis entre si.
É uma das línguas oficiais da Bolívia, Peru e Equador.

Formado em Ayacucho, Peru em 1991, primeiro tocando covers de Nirvana em Quechua e posteriormente Rock clássico dos anos 60 e 70.
O grupo inicial era quase na sua totalidade formado por músicos Ayachuchano, uma das vertentes Quichua, exceto pelo vocalista Fredy, de Andahuaylas.
Porem essa primeira formação logo se separou para seguirem projetos pessoais.
Fredy vai para Lima, trabalhar como policial, levando consigo as demos conseguidas nos ensaios e montando novamente a banda em Lima, com mesmo nome mas com outros integrantes.

Uchpa então já com dois discos em sua tragetória, lança um terceiro Qukmam Muskiy (Respiro Diferente) como sempre só cantado em Quechua.
Com esse disco alcançam repercução nacional e internacional graças a originalidade de seu projeto e também por apresentarem um Rock visceral.



Algunos Videos: