12 março, 2013

Festival de Piedra Roja - Chile

O Festival de Piedra Roja, conhecido inicialmente como "Festival de Los Domínicos", foi o momento em que a sub-cultura juvenil se transformou num tema público a transcender aos meios de comunicação que se deram conta de uma sub-cultura juvenil que comungava com o rock, o amor livre e a Marijuana no contexto dos adolescente dos bairros abastados da capital Chilena.

O antecedente direto deste festival foi a apresentação em 1970, do filme sobre o Festival de Woodstock, realizado em agosto de 1969 nos Estados Unidos. O vídeo gerou um modelo em que alguns jovens se viram refletidos, o que motivou a organização de um festival similar, porem em Santiago no Chile, que aconteceu entre 10 e 12 de outubro de 1970.
Seus organizadores foram jovens entre 15 e 19 anos, e aconteceu num terreno conhecido como Piedra Roja, propriedade de Luis Rosselot no setor oriental de Santiago.
Participaram, dentre outros grupos, Aguaturbia, Los Blops, Lágrima Seca e Los Jaivas.
En um tempo submetido por jovens idealizados por movimentos d esquerda e de direita, Piedra Roja representou uma alternativa disruptiva na altamente politizada sociedade chilena da década de 70.

Foram anunciadas apresentações dos expoentes da cena da Nueva Canción Chilena, movimento que mesclava temas folclóricos andinos com Rock, como Los Jaivas, Lágrima Seca, Los Trapos e Los Blops, porém o certo é que, por conta do que se especulava, outros artistas como Eduardo Gatti (Los Blops) e o grupo Aguaturbia não tocaram naqueles dias devido a desordem que havia se instaurado no local.

 "Porem nós não Tocamos, Muito bela a iniciativa. Nos convidaram, porem chegamos lá e o caos era tremendo. Todos queriam tocar. Devido a isso algumas bandas ficaram até duas horas no palco. Incluindo Eduardo Gatti subiu ao palco e não pode tocar"
Denise, vocalista do Aguaturbia
Não existem registros musicais do lendário festival musical, porem o impacto de centenas de jovens reunidos criando seu proprio espaço fora da ordem política, ideológica e econômica da sociedade daquela época perdurou por décadas. De fato, nem mesmo os proprios artistas sabem realmente quem se apresentou, nem as músicas executadas.

"Piedra Roja é um mito, porem sequem me lembro ao certo de que tocamos, nem quanto tempo tocamos. É verdade que tocamos no Piedra Roja e foi um evento que marcou um momento, porem a importância é de telo feito, porque não me recordo quais grupos tocaram, nem sequer me lembro do que nós tocamos, eu sei que fizemos as mais puras improvisações pois era esse era o tempo."

Claudio Parra, pianista dos Los Jaivas

Apresentação dos Los Jaivas

A iniciativa causou mais polemicas que as esperadas, começando por ordens dos Carabineros de Chile para desocupar o lugar, devido a ingestão de alcool na preseça de menores. Também a Câmara de Deputados Chilena fez um informe sobre a situação da juventude chilena, informando sobre os problemas de organização derivados de disturbios com o volume , excessos e certo nível de delinqüência que atraiu a atenção dos meios de comunicação de massa, particularmente da imprensa escrita.
Desde este momento, a juventude constituiu um segmento social com identidade e expressão própria, ao que havia, que ser prestada atenção. Havia uma realidade no Chile que não tinha que ver diretamente com a contingência política, tão aguçada naquele momento.

Piedra Roja não foi o primeiro, nem o último dos concertos em massa de rock, porém sem dúvida marcou um mito em seu tempo e para o futuro.

Um comentário:

  1. les recomiendo que escuchen rockwell road les comparto una rola https://www.youtube.com/watch?v=7bsrnc7jf1Y

    ResponderExcluir