05 novembro, 2012

Psiglo (Uruguay)


Una Dosis Latinoamericana -  Psiglo


Psiglo foi uma banda de rock progressivo Uruguayo que a pesar de sua curta existência é considerado um dos grupos mais importantes da história do Rock Sulamericano e se encontra entre as 20 mais importantes da história do Hard Rock Progressivo junto com Led Zeppelin, Uriah Heep, Deep Purple entre outros.

Em julho de 1972 lançaram seu primeiro single, gravado em um formato pouco comercial, Gente Sim Camino supera os seis minutos de duração em uma época que a duração máxima para uma música que as rádios defendiam era de três minutos.  No entanto En Um Lugar Niño ganha grande difusão.
Em dezembro do mesmo ano editam seu segundo single, este supera as vendas do anterior e chega ao Disco de Ouro.




Entre janeiro e março de 1973 completam a gravação de seu primeiro LP “Ideación”. O mesmo foi lançado em julho desse ano e contou com o acompanhamento do quarteto de cordas na musica Catalina e de Sax e Trompete em Es Inútil.
Com esse disco conquistam o Disco de Ouro novamente.

Seu segundo LP, conhecido popularmente como PSIGLO II foi gravado em julho de 1974, no entanto foi censurado pela Ditadura Militar Uruguaia e foi editado somente em 1981 e sem a música “Héroe de Papel”. Esta música apareceu anos mais tarde na edição do CD que contém os dois LPs do grupo.  Para este disco contaram com o acompanhamento musical do “Cuarteto de Álvaro Armesto” com flauta transversal na música “El Jugar y Yo” e com sax na música “Gil 1038”

Apesar da melhor produção e melhores composições o album infelizmente na época não é lançado,  ficando engavetado, sendo lançado apenas na Argentina só que em uma versão reduzida. Inevitavelmente a banda se dissolve. O baterista Farrugia vai para a Argentina e integra-se à banda CRUCIS e Melogno, Rechac e Garcia vão para a Espanha. Garcia integraria a Banda Espanhola ASFALTO. Cesio fica no Uruguai e desaparece por um tempo.

O grupo se reuniu novamente em 1993 em um evento prestigiado por mais de 6000 pessoas em Montevideu, demonstrando a aceitação e recepção de um público multigeracional. 

Em 1999 voltam a se reunir em um evento em homenagem a Rubem Castillo.

Psiglo, grande representante do Rock Latinoamericano e altamente recomentado!

Algunos videos:


Um comentário:

  1. escuchen a esta gran banda se llaman rockwell road son los mejores se los recomiendo https://www.youtube.com/watch?v=7bsrnc7jf1Y

    ResponderExcluir