20 novembro, 2012

Los Blops (Chile)




Una Dosis Latinoamericana - Los Blops

Grupo Chileno considerados uns dos pilares musicais fundamentais do movimento Hippie Chileno, junto com Aguaturbia, o grupo Congresso e Los Jaivas.


Além de elementos do folclore musical Chileno, mostram desde seu início interesse pelo Rock Inglês representado por artistas como Eric Clapton, Jimi Hendrix e grupos como Cream, The Doors e Blind Faith dentre outros, até o momento em que o grupo começa a tocar suas próprias canções com toda a influência do Rock no contesto da Noca Canção Chilena, que foi um movimento de fusão de Rock com ritmos Latino-americanos além de explorarem letras de conteúdo social.


Seu primeiro disco intitulado “Blops” foi lançado em 1970, este álbum conta com a curiosidade e porque não a proeza de ter sido gravado em apenas 12 horas e em uma antiga máquina de dois canais da RCA-Chile. Este disco é basicamente instrumental e inclui clássicos da música Chilena como a música “Los Momentos”.
Em 1971 lançam “Del Volar de las Palomas”, seu segundo disco. O disco se baseia no conceito de um dia de vida de uma pessoa, dividindo o LP em duas partes, “Mañana” e “Tarde”, respectivamente. Ao mesmo tempo a temática das canções estão em um contexto caseiro.

Em 1972 gravam num estúdio em Buenos Aires e em apenas 14 horas sua terceira produção “Blops III” ou “Locomotora”, do qual misteriosamente só apareceram 500 copias no Chile. O estilo musical deste disco se baseia principalmente em um Jazz Latino/Fusion esperimental.


Depois do golpe militar Chileno de 1973, a banda decide se separar devido a situação política do pais e a falta de oportunidade para tocar e gravar um novo disco. Além disso depois do golpe no Chile as fitas originais dos discos dos Los Blops foram destruídas. A ditadura militar deu um forte golpe ao movimento hippie no Chile, o qual passou por um período de reestruturação e refinamento.

Eis que o silêncio dos Los Blops é quebrado em 1978, quando dois dos formadores do grupo, Gatti e Orrego voltaram a reunir-se para realizarem concertos acústicos. Editaram como single uma nova versão para a “Los Momentos” juntamente com um nova música. O single se converteu rapidamente em um grande sucesso fazendo o grupo realizar diversas apresentações no Mexico, Ecuador e Canada.

Vinte e três anos mais tarde, em 2001, a gravadora BMG decide reeditar os três álbuns dos Los Blops, em formato Box-Set, restaurando as fitas a partir de copias dos discos. A banda se reuniu temporariamente, oferecendo três concertos no Chile.

Existiram planos para um futuro disco, mas infelizmente essa idéia foi abandonada a pouco tempo ficando somente um gostinho de quero mais para seus apreciadores.

Algunas musicas:



Um comentário:

  1. rockwell road la mejor banda que he escuchado en mucho tiempo les dejo una rola https://www.youtube.com/watch?v=7bsrnc7jf1Y

    ResponderExcluir