16 fevereiro, 2012

Toncho Pilatos (Mexico)

Una dosis Latinoamericana - Toncho Pilatos (Mexico)



A música interpretado pela Toncho Pilatos, era original em sua letra e instrumentação,
apesar do ritmo com clara influência “Stoniana”.

Seu som chamou tanto a atenção ao ponto da sua gravadora lançar seu primeiro álbum em um disco duplo.
O que até então só tinha sido feito por grupos Norteamericanos, Ingleses e Canadenses, porem nenhum Mexicano.

O disco fez tanto sucesso que foi editado também na Alemanha.

Em uma declaração da época Bob Dylan considerava que essa era a música que poderia revolucionar o rock do mundo.
Igualmente Beck considerou o primeiro álbum de Toncho Pilatos como uma influencia em sua carreira musical.

Finalmente as criticas se dividiram, porém o melhor aconteceu; projetar este grupo a nível nacional e internacional,
pois o grupo era requisitado nas mais importantes cidades  para apresentações ao vivo,
as quais eram  a melhor maneira de captar todo o esplendor  do Toncho Pilatos.

Mas nos finais dos anos oitenta Toncho Pilatos desapareceu da cena musical.

Depois de várias trocas de integrantes, o grupo esteve em Los Angeles, se apresentando como “Toncho Indian Braves”,
onde não se deram muito bem.

Em 1991 gravaram seu terceiro e último disco, “Soy Mexicano” . 
Alfonso Toncho Guerrero, vocalista e líder da banda, morreu em 4 de Julho de 1992, com 42 anos,
poucos meses depois de ter lançado o disco e poucas semanas de sua ultima aparição na TV, onde foi muito bem recebido.

Porém o legado do Toncho Pilatos continua vivo.
Com sua música mexicanista cantada em espanhol, este legendário grupo semeou as sementes do verdadeiro rock Mexicano.
Seus três discos hoje são considerados como verdadeiras obras primas.

 A bandas ainda segue na ativa com alguns de seus integrantes originais e se apresenta com certa regularidade em algumas cidades do Mexico.




Algunos videos...



01 fevereiro, 2012

Dias De Blues (Uruguay)


Una dosis Latinoamericana - Dias De Blues
Banda uruguaia formada em Montevidéo em 1972. O grupo surgiu após a separação do Opus Alfa, de onde vieram o baterista Jorge Graf e o vocalista e baixista Jorge Barral. A eles juntou-se o guitarrista e também vocalista Daniel Bertolone, e juntos gravaram um único e raríssimo disco, que chegou ao mercado naquele mesmo ano.

O som do Dias de Blues é um blues pesado e repleto de riffs típicos do hard rock, com influências de nomes como Cream e Led Zeppelin. A mixagem, que deixou o som bem cru, coloca mais charme ainda no disco, deixando tudo bem na cara e com ar de "ao vivo" no estúdio. Entre as faixas, destacaria a abertura com "Amasijando los Blues", a deliciosa e acústica "Dame Tu Sonrisa Loco", o hard rock de "No Podram Conmigo", "Estan Desubicados", "Esto Es Nuestro" e a longa "Toda Tu Vida", que encerra o álbum.

Este debut e único disco do Dias de Blues foi lançado com duas capas diferentes, sendo uma para a versão original uruguaia e outra para a versão argentina.  Ambas são muito raras e desejadas, principalmente a uruguaia, alcançando valores consideráveis entre os colecionadores. Existe uma versão em CD do álbum, lançada pela ótima gravadora italiana Akarma em 2000, e que é consideravelmente mais fácil de ser encontrada.
Versão Uruguaia
Versão Argentina
Versão Italiana

   
Alguns vídeos:


 









30 janeiro, 2012

Pappo's Blues (Argentina)


Una dosis Latinoamericana - Pappo's Blues


Pappo, cujo nome real era Norberto Pappo Napolitano, nascido em 1950, começou sua trajetória na música ainda no final dos anos sessenta, tocando em uma das primeiras formações do LOS ABUELOS DE LA NADA.

Pouco tempo depois participa de alguns álbuns do LOS GATOS, além de ocasionalmente tocar com o LA PESADA DEL ROCK & ROLL e o lendário MANAL, considerada uma das maiores bandas de Rock da Argentina.

Mas somente na década seguinte é que ele formaria um dos maiores combos roqueiros da América Latina:
O PAPPO'S BLUES, com o qual registra sete maravilhosos trabalhos entre 1971 e 1978, além de outros posteriores.Em 74 vai para a Inglaterra, onde acompanha de perto a formação da banda de uns amigos, essa banda seria nada mais nada menos que o MOTÖRHEAD.

Vontando para a Argentina, em 77 forma um dos maiores Power Trio da América Latina, o Aeroblus.

Em1980 Pappo monta o RIFF, uma banda de Heavy Metal oitentista com influências de AC/DC, MOTÖRHEAD e JUDAS PRIEST.

Participou da gravação do album 1985 da PATRULHA DO ESPAÇO.

Nos anos noventa, ninguém menos que B.B.KING ficou maravilhado ao conferir Pappo durante uma turnê na Argentina e acabou por convidar o guitarrista para subir ao palco durante uma apresentação em Nova Iorque!

Infelizmente, em fevereiro de 2005, este herói, que estava pilotando sua Harley numa estrada próxima à localidade de Luján, na Argentina, perdeu a vida após ser literalmente atropelado por um carro em alta velocidade.






08 setembro, 2011

Wara (Bolívia)


Una Dosis Latinoamericana - Wara

Legendária banda de rock folclórico Boliviano. Formada no inicio dos anos setenta como uma banda de Rock Progressivo, com formação inicial reunindo Dante Uzquiano, Omar León, Jorge Ecomori, Pedro Sanjinéz, Jorge Cronembold e Carlos.
Entre suas principais influencias se encontravam Deep Purple e Uriah Heep, cujas composições interpretavam.

Durante essa época o grupo se chamava Conga e posteriormente Tabú.
Com influencia de Hard Rock, Prgoressivo e Psicodélico se estabeleceram como uma das bandas revelação dos anos setenta na Bolívia e fundaram as bases da fusão entre Rock e Folk.
Depois de várias apresentações ao vivo, Ecomori abandonou o grupo.
Buscando uma identidade própria e comprometida com a realidade de seu país o grupo adota o nome de “Wara”, palavra de origem Aymara, povo estabelecido desde a época pré-colombiana no sul do Peru, na Bolívia, na Argentina e no Chile, que significa Estrela.
Assim revolucionou a um estilo muito mais acessível para a população boliviana, se tornando uma banda folclórica de renome e qualidade.

Em 1973 lançaram o disco “El Inca”, contando com solos de guitarra e órgão, com grande parte de suas letras relacionadas com o romance “Raza de Bronce” de Alcides Arquedas.
Em 1975 lançam o disco “Maya”, disco progressivo ressaltado pelo domínio dos instrumentos andinos em suas composições.
Também em 1975 sai o disco “Paya”, disco mais folclórico que os anteriores.
“Quimsa”, laçado em 1978 se constitui em um álbum composto com canções do folclore boliviano.
O disco “Pusi” de 1982 inclui composições autorais ainda no estilo folclórico boliviano.
“Pheska” de lançado em 1989 mostra uma volta do grupo às composições progressivas baseadas em instrumentos folclóricos.
Em meados dos anos noventa lançam o disco “Sojta”.
Seu ultimo disco de inéditas foi o “Paqallqu” , lançado em 1997 mantendo-se ainda na base progressiva folclórica.

Suas composições, uma fusão de suas influencias rockeiras e da música nativa dos Andes Bolivianos, exaltando em suas letras as raízes indígenas de grande parte da população.
Esta posição reivindicativa e identificada com a realidade local é a que valeu a Wara o título de pioneira no gênero e reconhecimento como uma influencia para grande parte dos grupos bolivianos contemporâneos.
Depois de atravessar várias etapas em sua carreira o grupo de manteve eficaz interpretando novas composições folclóricas que lhes rendeu grande popularidade.

Algunas musicas:

14 julho, 2011

Los Jaivas - En Vivo en Machu Picchu

Los Jaivas - Chile
Este mês se completam 100 anos do descobrimento das ruínas de Machu Picchu, ultimo refúgio do grandioso império Inca, 60 anos do Canto General de Pablo Neruda de onde vinha incluído "Alturas de Machu Picchu" e 30 anos da gravação do maravilhoso documentário dos Los Jaivas nas míticas ruínas.
O melhor disto é que toda essa celebração incluiu um concerto ao vivo em Machu Picchu com Los Jaivas nas míticas ruínas.
Isto aconteceu e hoje é a primeira vez que um grupo de rock toca ao vivo nas ruinas, a vez anterior a 30 anos não teve concerto, sido a gravação do documentário sobre o disco Alturas de Machu Picchu feita com as músicas em play back.
O concerto foi transmitido ao vivo pela televisão estatal do Peru e retransmitida pela Radio Uno Fm do chile.
Este feido lembra o Live at Ponpeii do Pink Floyd, porém creio que os Los Jaivas apresentam uma conexão muito maior com o lugar de sua gravação ao vivo, tanto historica como espiritualmente.
Gravar um baita disco com base nos poemas do Pablo Neruda já pode ser considerado algo grandioso, mas regravar ao vivo no lugar de onde Pablo se inspirou para os escrever não tem comparação.
E essa feita nos dias de hoje é indescritível, quando o Rock, que é Rock hoje mesmo?

Biografia dos Los Jaivas

24 fevereiro, 2011

Latinoamerica Rock, o retorno!

Buenas hermanos!

É isso ali locos, em Março retomaremos com muito Rock'N'Roll Latinoamericano!


Já estou preparando nossa viagem intergalática pela America Latina!










Aproveito para agradecer às 666 visitas ao Blog até hoje (01/02/2011), espero que tenham gostado e curtido as bandas, as matérias e os programas gravados!


Hasta viejos!