02 janeiro, 2013

Viejas Locas (Argentina)

Una Dosis Latinoamericana – Viejas Locas
A história começou no colégio Comercial N° 12 de Villa Lugano, no sul da cidade de Buenos Aires, donde, entre um recreio e outro, três companheiros de colégio amadureciam a idéia de formar uma banda para passar o tempo.
“Sempre decidimos que quando tivéssemos uma banda íamos chamar de “Viejas Locas”, porque este apelido no final era divertido” conta Mauro Bonome, primeiro vocalista da banda.
A banda debutou em setembro de 1989 já com músicas próprias. Para juntar pessoas para esse primeiro show, eles mesmos saíram pela cidade a divulgá-lo. Conseguiram reunir 60 pessoas nessa noite e durante os anos seguintes fizeram várias apresentações semelhantes.
Apesar desse grande esforço, a banda se separou devido aos três fundadores (Mauro Bonome, Bachy e Diego Cattoni) terem se desinteressado e optado por outros caminhos para suas vidas. No entanto o guitarrista Pity não desanimou e incorporou novos integrantes para continuar, com sorte e mais algum tempo conseguiu juntar Pollo (bateria) Peri (harmônica), Juancho Carbone (sax) e Burbujas (teclado).
As letras são na maioria composições de Pity, que conta: “É natural para eu escrever as letras. É um flash, porque não posso programar de aconteçam. É algo que pinta, em mim. Estou dormindo e me ocorre uma letra, daí não levanto e por não levantar me já esqueci. Estas são simples, poucas comparações, nenhuma metáfora, são bem diretas, historias que as entendo rápido.”
A popularidade das Velhas Loucas cresceu graças ao boca a boca e a criatividade em grafites em spray e a uma nova estratégia publicitária, barata e efetiva: colar decalques nos ônibus da cidade. Também se apresentavam gratuitamente todos domingos no Parque Centenário.

Em 1996 lançaram seu primeiro álbum, intitulado “Viejas Locas”, de onde se destacam várias músicas com, “Intoxicado”, “Nena me Gustas Así” e o sucesso “Lo Artesanal”.
As apresentações se seguiam e a os seguidores da banda aumentavam cada vez mais. Até que em 1997 entraram em estúdio para gravar novas músicas e dar forma ao que seria “Hermanos de Sangre”, seu segundo trabalho.  Esse disco apresentou grandes sucessos como “Perra” e “Aunque a Nadie Ya Le Importe” com lançamento de vídeo clipes dos mesmos.
Com “Hermanos de Sangre” a popularidade da banda aumentou mais a ponto de surgir a possibilidade de eles tocarem junto com os Rolling Stones, banda que juntamente com o Blues muito lhes influenciou, isso aconteceu quando os Stones voltaram a se apresentar em Buenos Aires. Viejas Locas participaram de quatro dos cinco shows que deram no River.
Então, antes de gravarem seu terceiro disco tiveram outro grande acontecimento que esperam todas grandes bandas de Rock Argentino, tocar em Obras grande festival Argentino. Ao show assistiram cerca de mais de 5000 pessoas. Além disso estrearam “Legalícenla”, música em favor da legalização da Marijuana que seria incluído no terceiro disco.
Em 1999 lançam “Especial”, do qual a música “Me Gustas Mucho”  fez um grande sucesso ficando no topo das paradas de músicas Rock. O sucesso de “Me Gustas Mucho” lhes deu mais difusão, que permitiu realizar uma turnê pelo sul da Argentina e também a países limítrofes como o Paraguay.
No entanto, estando em pleno sucesso comercial, os integrantes não esqueceram de suas raízes humildes e mantiveram um baixo preço das entradas de seus shows pois diziam conhecer na pele os limites de seu público.
Em meados de 2000, Pity se retirou da banda e realizaram um ultimo recital em La Matanza, sem anunciar que este seria o último.
Desta dissolução surgiram três bandas, “Intoxicados” (com Pity, Abel, Peri e Burbujas), “Motor Loco” (banda de Fachi) e La Renga (banda de Pollo).
Em 2009, Cristian “Pity” Álvarez reapareceu no cenário musical depois de sua ausência para reabilitação. No mesmo ano a banda deu uma conferencia anunciando seu retorno e estariam preparando uma turnê por toda Argentina além de estarem trabalhando num novo disco.
Assim a ultima formação da banda ficou com: Pity (vocal e guitarra), Fachi (baixo), Abel (bateria), sendo esses os remanescentes da formação original, somados com Peluca (guitarra), da banda “Motor Loco” e Gabo(teclados) ex “Motor Loco” e atual “Hijos Del Oeste”.
Entonces hermanos, enquanto isso ficamos no aguardo deste novo material e saboreando todo Rock/Blues viceral das “Viejas”!

Algunos videos:


Ins-pirações Latinoamericanas - Carlos Castañeda


Trechos de algumas obras de respeito.





Certo dia o índio Don Juan, em sua casa no Deserto de Sonora no Mexico, disse para Carlos Castañeda:

“Um homem de conhecimento escolhe um caminho de coração e o segue; e depois olha e se regozija e ri; e então ele e sabe. Sabe que sua vida terminará muito depressa; sabe que ele, como todos os outros, não vai a parte alguma; sabe, por que vê, que nada é mais importante que qualquer outra coisa. Em outras palavras, um homem de conhecimento não tem honra, nem dignidade, nem família, nem nome, nem prática, mas apenas a vida a ser vivida, e , nessas circunstâncias, sua única ligação com seus semelhantes é sua loucura controlada. Assim, o homem de conhecimento se esforça, transpira e bufa; e, se olhar para ele, parece um homem comum, só que tem que a loucura de sua vida está controlada. Como nada é mais importante do que outra coisa qualquer, um homem de conhecimento escolhe qualquer ato e age como se lhe importasse. Sua loucura controlada o leva a dizer que o que ele faz importa e o faz agir como se importasse, e no entanto ele sabe que não é assim; de modo que, quando pratica seus atos, ele se retira em paz, e quer seus atos sejam bons ou maus, dêem certo ou não, isso não o afeta de todo.”

Trecho da obra Uma Estranha Realidade de Carlos Castañeda

20 novembro, 2012

Los Blops (Chile)




Una Dosis Latinoamericana - Los Blops

Grupo Chileno considerados uns dos pilares musicais fundamentais do movimento Hippie Chileno, junto com Aguaturbia, o grupo Congresso e Los Jaivas.


Além de elementos do folclore musical Chileno, mostram desde seu início interesse pelo Rock Inglês representado por artistas como Eric Clapton, Jimi Hendrix e grupos como Cream, The Doors e Blind Faith dentre outros, até o momento em que o grupo começa a tocar suas próprias canções com toda a influência do Rock no contesto da Noca Canção Chilena, que foi um movimento de fusão de Rock com ritmos Latino-americanos além de explorarem letras de conteúdo social.


Seu primeiro disco intitulado “Blops” foi lançado em 1970, este álbum conta com a curiosidade e porque não a proeza de ter sido gravado em apenas 12 horas e em uma antiga máquina de dois canais da RCA-Chile. Este disco é basicamente instrumental e inclui clássicos da música Chilena como a música “Los Momentos”.
Em 1971 lançam “Del Volar de las Palomas”, seu segundo disco. O disco se baseia no conceito de um dia de vida de uma pessoa, dividindo o LP em duas partes, “Mañana” e “Tarde”, respectivamente. Ao mesmo tempo a temática das canções estão em um contexto caseiro.

Em 1972 gravam num estúdio em Buenos Aires e em apenas 14 horas sua terceira produção “Blops III” ou “Locomotora”, do qual misteriosamente só apareceram 500 copias no Chile. O estilo musical deste disco se baseia principalmente em um Jazz Latino/Fusion esperimental.


Depois do golpe militar Chileno de 1973, a banda decide se separar devido a situação política do pais e a falta de oportunidade para tocar e gravar um novo disco. Além disso depois do golpe no Chile as fitas originais dos discos dos Los Blops foram destruídas. A ditadura militar deu um forte golpe ao movimento hippie no Chile, o qual passou por um período de reestruturação e refinamento.

Eis que o silêncio dos Los Blops é quebrado em 1978, quando dois dos formadores do grupo, Gatti e Orrego voltaram a reunir-se para realizarem concertos acústicos. Editaram como single uma nova versão para a “Los Momentos” juntamente com um nova música. O single se converteu rapidamente em um grande sucesso fazendo o grupo realizar diversas apresentações no Mexico, Ecuador e Canada.

Vinte e três anos mais tarde, em 2001, a gravadora BMG decide reeditar os três álbuns dos Los Blops, em formato Box-Set, restaurando as fitas a partir de copias dos discos. A banda se reuniu temporariamente, oferecendo três concertos no Chile.

Existiram planos para um futuro disco, mas infelizmente essa idéia foi abandonada a pouco tempo ficando somente um gostinho de quero mais para seus apreciadores.

Algunas musicas:



05 novembro, 2012

Psiglo (Uruguay)


Una Dosis Latinoamericana -  Psiglo


Psiglo foi uma banda de rock progressivo Uruguayo que a pesar de sua curta existência é considerado um dos grupos mais importantes da história do Rock Sulamericano e se encontra entre as 20 mais importantes da história do Hard Rock Progressivo junto com Led Zeppelin, Uriah Heep, Deep Purple entre outros.

Em julho de 1972 lançaram seu primeiro single, gravado em um formato pouco comercial, Gente Sim Camino supera os seis minutos de duração em uma época que a duração máxima para uma música que as rádios defendiam era de três minutos.  No entanto En Um Lugar Niño ganha grande difusão.
Em dezembro do mesmo ano editam seu segundo single, este supera as vendas do anterior e chega ao Disco de Ouro.




Entre janeiro e março de 1973 completam a gravação de seu primeiro LP “Ideación”. O mesmo foi lançado em julho desse ano e contou com o acompanhamento do quarteto de cordas na musica Catalina e de Sax e Trompete em Es Inútil.
Com esse disco conquistam o Disco de Ouro novamente.

Seu segundo LP, conhecido popularmente como PSIGLO II foi gravado em julho de 1974, no entanto foi censurado pela Ditadura Militar Uruguaia e foi editado somente em 1981 e sem a música “Héroe de Papel”. Esta música apareceu anos mais tarde na edição do CD que contém os dois LPs do grupo.  Para este disco contaram com o acompanhamento musical do “Cuarteto de Álvaro Armesto” com flauta transversal na música “El Jugar y Yo” e com sax na música “Gil 1038”

Apesar da melhor produção e melhores composições o album infelizmente na época não é lançado,  ficando engavetado, sendo lançado apenas na Argentina só que em uma versão reduzida. Inevitavelmente a banda se dissolve. O baterista Farrugia vai para a Argentina e integra-se à banda CRUCIS e Melogno, Rechac e Garcia vão para a Espanha. Garcia integraria a Banda Espanhola ASFALTO. Cesio fica no Uruguai e desaparece por um tempo.

O grupo se reuniu novamente em 1993 em um evento prestigiado por mais de 6000 pessoas em Montevideu, demonstrando a aceitação e recepção de um público multigeracional. 

Em 1999 voltam a se reunir em um evento em homenagem a Rubem Castillo.

Psiglo, grande representante do Rock Latinoamericano e altamente recomentado!

Algunos videos:


28 setembro, 2012

Ins-pirações Latinoamericanas - Pedro Juan Gutiérrez



Trechos de algumas obras de respeito

"Continuei assobiando a marcha do rio Kwait e lembrando que não tenho nada de comer em casa. Restam-me sete pesos. Passou um sujeito vendendo pizza. Comprei uma. Quer dizer, se um italiano visse essa pizza, caía de costas. Ruim, fria e dura feito pé de morto. Engoli. Me sobraram dois pesos no bolso. "Deus proverá", dizia uma das minhas sogras, quanto eu tinha sogras. Bom. Vamos confiar. Amanhã é outro dia e vou pensar em alguma coisa.
              
  Definitivamente, é assim que se vive: aos pedacinhos, empatando cada pedacinho, cada hora, cada dia, cada etapa, empatando como um quebra-cabeça.
                Não gosto de falar das etapas da minha vida porque a dor se remexe. Mas assim é. Vive-se em capítulos. E é preciso aceitar. Muita gente à minha volta andou injetando rancor e ódio no meu coração. O final era previsível: ingressar no caos, seguir para baixo e não parar até o inferno. Quando estivesse assando no azeite e no enxofre em chamas, não haveria mais remédio.
                Já estava seco e fedendo a gases sulfúricos quando consegui deter a queda. E comecei a recuperar algo do melhor. Me custou esforço. Nunca voltei a ser o mesmo. Por sorte a vida é irreversível. E, sobretudo, não continuei rondando até o inferno. Provas que a vida nos impõe. Se não se sabe, ou não se consegue superá-las, aí se tomba. E talvez não tenha tempo nem para se despedir."

Trecho da obra Trilogia Suja de Havana do Pedro Juan Gutiérrez


20 setembro, 2012

Uchpa (Peru)

Una Dosis Latinoamericana - Uchpa

A banda Uchpa conquistou notoriedade cantando em Quichua, uma importante família de línguas indígena da América do Sul, ainda hoje falada por cerca de dez milhões de pessoas de diversos grupos étnicos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru ao longo dos Andes.
Possui vários dialetos inteligíveis entre si.
É uma das línguas oficiais da Bolívia, Peru e Equador.

Formado em Ayacucho, Peru em 1991, primeiro tocando covers de Nirvana em Quechua e posteriormente Rock clássico dos anos 60 e 70.
O grupo inicial era quase na sua totalidade formado por músicos Ayachuchano, uma das vertentes Quichua, exceto pelo vocalista Fredy, de Andahuaylas.
Porem essa primeira formação logo se separou para seguirem projetos pessoais.
Fredy vai para Lima, trabalhar como policial, levando consigo as demos conseguidas nos ensaios e montando novamente a banda em Lima, com mesmo nome mas com outros integrantes.

Uchpa então já com dois discos em sua tragetória, lança um terceiro Qukmam Muskiy (Respiro Diferente) como sempre só cantado em Quechua.
Com esse disco alcançam repercução nacional e internacional graças a originalidade de seu projeto e também por apresentarem um Rock visceral.



Algunos Videos:



20 agosto, 2012

Quintal de Clorofila (Brasil)

Una Dosis Latinoamericana - Quintal de Clorofila



Quintal de Clorofila foi um duo de folk psicodélico, formado pelos irmãos Dimitri e Negrende Arbo.

Eles fizeram parte do cernário folk gaúcho que se iniciou no final dos anos 1970, com grupos como Os Tápes, Almôndegas, Utopia e Grupo Terra Viva, e se extendeu aos anos 1980, com grupos como Tambo do Bando e Couro, Cordas e Cantos.

Quintal de Clorofila é um dos poucos que chegaram a gravar um álbum, lançado pelo selo independente Bobby Som em 1983. Para esse LP, o grupo gravou composições próprias com letras do irmão deles, o poeta Antonio Calos Arbo.
Nas palavras do próprio Dimitri Arbo, o som deles misturava jazz, rock, música medieval e ritmos africanos orientais e latinos, no que ele chama "Rock Viking".
Com certeza é uma musica complexa, com uma tremenda profundidade e inspiracão abundante, o que se evidencia ao longo de todas as faixas bastante atmosféricas do álbum.



 Resenha muito legal e que retrata fielmentea atmosfera do disco:


01. As Alamedas 5:17 
Esse disco pra mim foi um achado que me fala ao coração.Uma música extremamente complexa harmonicamente falando e de um lirismo entusiasta e belo.Os violões numa duplicidade harmônica fazem um grande abre-alas para a belíssima letra. É um tipo de poesia que fala de natureza, e que entende melhor quem é do sul ou viveu por lá (como eu nascido em Santa Catarina). É um tanto difícil explicar esse sentimento.Nessa canção o clima fica exclusivamente por conta dos violões e craviola. Só quase chegando ao final de tudo que o sax de Dimitri se faz presente e um teclado quase apagado.O clima que segue é típico da música boliviana com flautas e percussão.

02. Jornada 3:49 

A craviola faz a melodia, o violão acompanha. Mais uma vez a letra é destaque absoluto, e sem contar que Negendre tem uma grande voz, muito bonita mesmo.Eu ouvi alguns trechos de violão bem no estilo de Steve Howe (Genesis). Outra coisa muito bacana e interessante são os timbres de teclado (seria um antigo Cassiotone?), muitas vezes timbres bem arcaicos, mas aí é que mora o encanto. Depois de uma seqüência de flautas, os vocais em duplicidade (são vários esses momentos) montam um momento belíssimo da canção.

03. Drakkars 5:27

 Percussiva em suas mais variadas formas, construída basicamente em cima dos elementos percussivos, fazendo a cama certa para a flauta. E o que eu tinha dito sobre o teclado? Ele é arcaico, mas é ai que mora todo o charme. Sensacional. Quando o violão incia a melodia surpresa! É o Greg Lake (Emerson, Lake & Palmer) sim senhor! (risos). E em seguida muitas vozes numa vocalização meio maluca.As flautas que dão continuidade ao tema são seguidas de um violão, tudo numa coisa meio ‘medieval’ de ser.Um som com somente dois elementos que é mais elaborado que muita banda de 5 integrantes que se vê por ai.

04. Liverpool 4:29 

Liverpool quase dá continuidade ao tema anterior Drakkars, por aqui os violões são mais diretos, o foco principal está na letra e nos maravilhosos vocais de Negendre.De forma meio abstrata a canção trata dos Beatles, inclusive citando os quatro então rapazes de Liverpool.Muito tocante em sua melodia, é uma coisa de coração, é como se toda a melodia entrasse nos ouvidos e fizesse com que você realmente prestasse atenção e se sentisse dentro da cena toda.O sax é parte integrante dessa utopia musical e passional.

05. Gotas De Seresta 2:57
Gotas de seresta aposta na craviola (ou seria um bandolim?) e nas sensacionais letras de Antonio Carlos.E tem uma inspirada linha solo de violão, numa quase influência portuguesa.

06. Viver 5:24 

Pra mim ponto altíssima do disco.O trem da vida zarpa. E a letra já deixa bem clara a que veio, tocar os corações.Como eu disse anteriormente os teclados são arcaicos e isso na minha opinião é ótimo.Prestem muita atenção na letra.Um arredio solo é apresentado depois do grande refrão. É difícil explicar em palavras essa faixa, é puro coração.A letra é daquelas que deveria ser talhada em algum lugar urgentemente!O synth e a guitarra solando são geniais.

07. O Último Cigano 5:22
Lembrando dos ciganos essa faixa chega com violões e climas de tempo.É uma faixa triste que conta a história de um velho cigano que já não tem mais sua turma, e que sempre lembra do tempo que não volta mais.A percussão do refrão é digna de prêmio, simples e dá a nítida impressão de vivência.

08. Jardim Das Delícias 3:57
O que seria esse teclado? É genial.Mas era só o começo, agora quem toma conta de tudo (e muito bem) é o sax de Dimitri, a craviola, os violões e o teclado lá ao fundo.Uns poucos fraseados de guitarra por quem domina tudo são os violões mesmo.

09. Balada Da Ausência 3:59 

Essa é outro destaque gigante do disco.Os pássaros durante as frases, o tímido teclado, e o que é mais genial, a letra de uma profunda sabedoria e tristeza.
São vários os detalhes da canção, se ouvirem com fones conseguirão ter a impressão do que eu falo.No final vocais e mais vocais, e mais uma faixa difícil de explicar, apenas sinta-a.

10. O Mistério Dos Quintais 3:19
Essa faixa final, meu deus.Primeiro são os acordes dedilhados, os pássaros e a percussão dando a impressão de floresta.Depois a declamação mais que perfeita (acho que se trata do próprio Antonio Carlos) é uma das coisas mais emocionantes que já ouvi em se tratando de música. Poucas coisas depois de ter escutado esse disco, e essa faixa, me bateram tanto ao coração.Esse disco provoca em mim um saudosismo e uma tristeza alegre (se isso for possível), me dá saudades de coisas que eu não vivi.


Texto: Diego Camargo
http://progshine.com


Algunas musicas:




11 julho, 2012

Durazno De Gala (Argentina)




Una Dosis Latinoamericana - Durazno De Gala


Uma das bandas mais prestigiadas de Blues-Rock Argentino.

Formada em 1985 e nesse mesmo ano levaram o segundo lugar no concurso Pre Chateau Rock, realizado em  Cordoba na Argentina.
.
Botafogo y Pappo

Botafogo, considerado o melhor guitarrista argentino de Blues,
havia tocado na Espanha com Pappo's Blues e uma banda chamada Cucharada.

Abriram do show sw B.B. King no Luna Park e, contrariamente ao que normalmente acontece nesses casos, o publico presente lhes pediu um bis, mesmo se tratando de uma apresentação do Rei do Blues.

"Colocar um hit é um desafio muito grande para nós - diziam em 1992.
A distribuição e venda de nossos discos se fez de boca em boca.
Os que nos viram tocar, os que foram ao show do B.B. King... Porem somos conscientes de o que importa mesmo é poder todos os anos registrar nossos trabalhos, vendendo ou não." Disse Humor em 1992.

Porém diferenças internas levaram primeiro a uma troca de formação, García migrou para a Memphius La Blusera ,
Santiago Ferreiro assumiu a guitarra e Hugo Mangieri na bateria.

No final de 1994, a banda se dissolveu definitivamente. Botafogo então montou um novo grupo, Xpress.

Porém a banda nos deixou um legado com três maravilhosos álbuns de estúdio. Recomendado para todos apreciadores de Blues!















Algunas Musicas: